O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Localiza-se no prédio do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Sua missão é o ensino da microbiologia e dos campos correlatos que preparam um microbiologista, tanto na graduação em ciências biológicas com ênfase em microbiologia, como nos programas de pós-graduação em microbiologia e imunologia. Os cursos possuem múltiplas abordagens que permitem a formação de indivíduos com amplo embasamento científico aliado a pensamento crítico e criativo.

Sua missão é executar projetos de pesquisa com olhar voltado para as ciências básicas e aplicadas, expandido os horizontes do conhecimento e apresentando soluções para melhorar a qualidade da vida no planeta através da inovação.

Desde a sua criação, forma formados mais de 480 microbiologistas na graduação e cerca de 1000 mestres e doutores nos dois Programas de Pós-Graduação vinculados ao IMPG. Toda a produção científica do Instituto é divulgada em forma de artigos publicados em importantes revistas. Muitos projetos são executados em parceria com renomadas instituições internacionais. A quase totalidade dos docentes do IMPG participa de projetos de extensão envolvendo também alunos de graduação e pós-graduação. Atendemos a inúmeras demandas por entrevistas, “lives”, e artigos de comunicação nas mídias. Além disso tudo, os docentes do IMPG mantêm parcerias com empresas do setor público e privado, para o desenvolvimento de produtos, estudos epidemiológicos, e pesquisa direcionada para algum interesse comum.


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição vinculada ao Ministério da Saúde, portanto, ligada ao governo federal, e que atua na pesquisa e no desenvolvimento científico e tecnológico da saúde brasileira. É a organização com mais destaque, na América Latina, na área de ciências e tecnologia em saúde.

Um dos focos da Fiocruz é realizar pesquisas nas áreas de medicina experimental, biologia e patologia, produzindo e fabricando medicamentos e vacinas para melhorar a qualidade de vida e a saúde pública da população brasileira.

As vacinas e os remédios produzidos pela fundação visam a fortalecer e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) — política pública brasileira de atenção à saúde da população do Brasil — e, com isso, diminuir as desigualdades sociais relacionadas à saúde dos brasileiros.

Por fim, a Fiocruz forma e aperfeiçoa profissionais de saúde e pesquisadores para atuar nos mais diversos campos, em especial no SUS. Há oferta de diversos cursos (presenciais e à distância) de especialização, mestrado, doutorado, entre outros.

 

Topo