Palestrantes

Wilson Murilo Ferrari

Engenheiro Químico formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011), possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, onde contribuiu para a produção e recuperação de fármacos derivados de bioprocessos, trabalho que resultou em publicações científicas e uma patente. Com mais de 10 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento focados em engenharia de processos e inovação, atualmente é Applied Solutions na Infors HT, uma empresa suíça que impulsiona os limites da ciência desenvolvendo tecnologias avançadas em Software, Shakers e Biorreatores.

Pamela Mendes

É Gerente de Projetos na Bioelements, com mais de dez anos de experiência na área comercial e pós-graduação em Marketing. Na Bioelements, ela alinha seus ideais pessoais ao trabalho, destacando-se como uma figura-chave em gestão de projetos e prospecção ativa.

Adriana Giacomin

É Country Manager Brasil na Bioelements, formada em Relações Internacionais com ênfase em Negócios e Marketing pela ESPM e com MBA em Comunicação pela FGV. Sua atuação profissional reflete uma de suas maiores paixões: a sustentabilidade ambiental.

Douglas Guedes

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ e com mestrado e doutorado na área de microbiologia ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos. Atualmente é supervisor do laboratório de diagnóstico microbiológico do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF) e é pós-doutorando no laboratório Bioetanol da COPPE/UFRJ.

Aline dos Santos Garcia Gomes

Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), atuando em ensino nos níveis técnico e superior e na pesquisa científica. Atuou como coordenadora da pós graduação Lato Sensu em Gestão da Segurança de Alimentos e Qualidade Nutricional e atualmente coordena o programa de pós graduação stricto sensu profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFRJ). Pesquisadora colaboradora no laboratório de Estudos Integrados em Protozoologia da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica dos Microrganismos. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de microbiologia de alimentos, microbiologia ambiental, proteômica e tripanossomatídeos.

 Leônidas Moreira do Valle Neto

Leônidas é formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em biologia molecular humana e Mestre em Ciências da Saúde com foco em imunogenética na mesma instituição. Atuou como professor no ensino superior em faculdades privadas e como assessor científico para a indústria de diagnóstico, atendendo todo o Brasil e ensinando a prática da Biologia Molecular. Atualmente atua como especialista em estratégia de produtos na DATAMED, sendo responsável pela estratégia mercadológica e apoio técnico-científico para os produtos das linhas de transferência líquida e de consumíveis plásticos do portifólio Thermo Scientific e Hamilton Company.

Luciano Andrade Moreira

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Fitotecnia com ênfase em Controle Biológico de Insetos pela UFV. Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas em 1998 pela UFV e Centre of Plant Breeding and Reproduction Research (CPRO-DLO), Holanda. Realizou Pós-doutorado, na Case Western Reserve University (Cleveland-OH) de 1998 a 2002 na área de mosquitos e malária. Pesquisador em Saúde Pública do Instituto René Rachou/ FIOCRUZ desde 2002, atuou na área de Biologia Molecular de mosquitos transmissores de arboviroses, estudando as interações entre patógeno/ hospedeiro invertebrado. Durante seu pós-doutorado na Universidade de Queensland (Austrália), participou da descoberta do bloqueio da bactéria Wolbachia aos vírus transmitidos pelo Aedes aegypti. Desde 2012 é o líder do Método Wolbachia no Brasil. Atualmente é o Diretor Presidente da Wolbito do Brasil, uma joint venture entre o IBMP/ Fiocruz e o WMP, com o objetivo de proteger a população brasileira contra as arboviroses.

Maurício Marques

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Unesp - Rio Claro, mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela mesma instituição. Atuou nesse período na caracterização estrutural de pequenas e grandes moléculas por LCMS, assim como no desenvolvimento de métodos de LCMS aplicados no estudo de dinâmica conformacional de proteínas por troca Hidrogênio/Deutério. Possui grande experiência em técnicas proteômicas e biofísicas utilizadas em estudos de interação biomolecular. Trabalhando na empresa Agilent desde 2013, atuou como especialista de aplicação em LCMS e atualmente é especialista de produtos em LCMS para diversos segmentos de mercado, com foco em análises de biomoléculas e multi-ômicas.

Solon Cordeiro de Araujo

Eng. Agr. pela Escola de Agronomia Eliseu Maciel, UFPEL, turma de 1965.Pesquisador do IBPT – PR.Sócio Diretor de 3 empresas produtoras de inoculantes, atuando nas áreas técnica, comercial e de P&D. Liderou a equipe que lançou o primeiro inoculante à base de Azospirillum no BrasilMBA em Marketing pela FGV.Sócio Diretor da SCA Consultoria e TreinamentoPrimeiro Presidente e atual conselheiro da ANPII Bio.

Carlos Eduardo Coelho

Formado como Técnico em Química no SENAI Mario Amato (São Paulo), com Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Paulista e Pós-graduação Lato Sensu em Biotecnologia (Faculdades Oswaldo Cruz), possuo mais de 3 anos de experiência na área de equipamentos analíticos laboratoriais. Atualmente, sou responsável pelo segmento de Life Science na Essencis Technologies, atuando como especialista em Microscopia Biológica de Força Atômica (Bio-AFM).

Leonardo Brantes Bacellar Mendes

Oceanógrafo e pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES/Petrobras) oceanógrafo e trabalha na gerência de produtos sustentáveis/biorrefino da Petrobras/Cenpes desenvolvendo bioprocessos para captura e conversão de CO 2 com geração de valor.

Topo